SHEMA ISRAEL

Sinagoga Morumbi

Yeshiva Boys Choir -- Kol Hamispalel

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Moisés o Sacerdote ou ( Pastor) Que recompensa um Pastor deve receber?


Gn-6-13 O Eterno ordenou-lhe sobre os filhos de Israel, não nos é dito foi a ordem Divina, mas o Midrash revela-nos a resposta do eterno á decepção de Moisés e a espantosa lição de liderança que lhe transmitiu: "Assim é teu povo, Moisés! Um povo amargo, resmungão, teimoso, pessimista, e de pouca fé, pois deves aceitá-los com todos os seus defeitos, amá-lo e libertá-lo do jeito que ele é.
É este o povo que deves libertar por momentos grandiosos, dando-lhe respeito e honra, lei e terra embora ciente de que a única recompensa que dele receberás serão ofensas e pedradas.
A prende que a liderança, Moisés, é servidão, e não poder.
A LEI DO RETORNO
7-17 Sangue aqui começam as dez famosas pragas que o Eterno Deus enviou aos egipcios. segundo o Midrash, cada praga foi um castigo pelo tratamento que os Israelitas sofreram nas mãos dos escravizadores.
O Talmud: disse que a lei divina (a pessoa recebe o castigo e a recompensa do que faz) Este acontecimento são as vezes visivéis e comprovados pelos homens, outras vezes ficam ocultos.
porém não devemos duvidar da justiça Divina mesmo quando as coisas nos parecem sem razão e emcompreensiveis á nossa mente. O sábio Hileu, vendo um crânio frutuano no rio, disse: "Porque afogaste outras pessoas foste afogado, e os que te afogaram viram, ao final, a ser afogados.

Fonte: Torah a LEI de Moisés
Editora Sefer

domingo, 15 de janeiro de 2012

Qual era o nome de Moisés? O nome que recebeu ao nascer de sua mãe judia?


O nome do maior dos profetas do povo judeu, já gerou diversos debates, a começar pela própria Torá.
O Faraó ordenara lançar todos os meninos recém-nascidos ao rio, segundo o midrash para evitar o nascimento daquele que poderia ser o libertar, do Povo de Israel, e lidertar da escravidão no Egito.

qual o sinal que Moisés tinha no seu corpo ?

Apesar do decreto real, o menino nasceu no Egito.
De acordo com o Talmud "era bom" porque Moisés nasceu circuncidado, indicando um elevado grau de perfeição.
Pai e mãe hebreus da tribo de Levi, e foi escondido por três meses, das garras dos guardas egípcios de Faraó.
Para salvá-lo, a mãe o colocou num cesto, e colocou nas águas do rio Nilo, foi resgatado pela princesa do Egito, desconhecendo o nome do menino.

Segundo a parashá desta semana, a princesa o enviou para a mãe amamentar, seguindo o conselho de sua irmã Miriam - uma futura profetisa, enbora tenha permanecido com sua verdadeira mãe apenas nos seus primeiros anos de vida, conseguiu incutir nele o amor e a lealdade a seu povo. Assim, a convivência no palácio real não o converteu num principe egipcio, e sim soube permanecer um judeu.

Moisés era gago?

Pesado de lingua, Deus insistia que fosse ele o guia de Israel, por seu valor moral, extrema bondade, modéstia e piedade. O Midrast nos conta como lhe aconteceu esse defeito.
Quando Moisés tinha três anos de idade, sentou-se no colo de Faraó, tirou-lhe a coroa e colocou-a sobre a sua cabeça.
o Faraó tinha então três grandes conselheiros: Job, Bilam e Jetró. tomando conhecimento deste gesto do menino, Bilam aconselhou ao rei que matasse, porém Jetró disse que isso não prenunciava um mau angúrio e não passava de uma travessura infantil.
Trouxeram então um prato contendo uma moeda de ouro e outro com carvão em brasa, isso para verificar se o menino fazia os gestos com raciocinio. O pequeno Moisés quis colocar a mão no ouro, mas o anjo Gabriel empurou-lhe a mão e o menino pegou a brasa e a pôs na boca. Por isso que Moisés ficou "pesado de boca e pesado de lingua".

“Moisés o pai do Monoteísmo” Moisés é um nome egípcio.

" Ki Tov" o nome dado por sua mãe ao nascer.
Desde seu nascimento, sua mãe viu que Moisés era bom,"Ki Tov", (estas duas palavras foram empregadas na criação da luz - (Gn 1:3) para iluminar a humanidade, simbolizando a aurora de uma nova era.


recebemos a Torá das mãos de Moisés.
Mas o povo judeu também é grato pelo amor recebido

Fonte: A Torah a Lei de Moisés

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Matéria sobre NONI volta à pedido. Para que serve a fruta NONI? Tem mesmo teor medicinal?

Font Size Larger Font Smaller Font
Avaliação do Usuário: / 526
PiorMelhor
Noticias - Geral
Qui, 29 de Julho de 2010 23:08


Uma das matérias mais lidas e comentadas do Portal Campo Maior Em Foco volta para que leitores, ou mesmo especialistas, possam ajudar a responder tantas perguntas. A fruta é considerada o futuro contra o câncer.

Escopoletina e Serotonina
A escopoletina dilata os vasos sanguíneos permitindo a passagem do sangue mais rapidamente, resultando níveis de pressão sanguínea mais baixos. Esta redução da pressão não produz níveis demasiado baixos que possam prejudicar-lhe (hipotensão), simplesmente os equilibra. Além disso, comprovou-se que a escopoletina destrói uma variedade de espécies bacterianas e é considerada uma destruidora do fungo Pythium sp.

Na escopoletina também são observadas propriedades anti-inflamatórias e inibidoras histamínicas, relacionado com a dor, a artrite e as alergias.

A escopoletina não só tem propriedades medicinais próprias, mas também é um dos compostos químicos dentro da fruta noni, que se mistura com a serotonina, um componente necessário que se encontra nas plaquetas do corpo humano, no forro do aparelho digestivo e no cérebro. A serotonina é uma substância mediadora, neurotransmissora, influente no estado de espírito, no ritmo do sono, na assimilação dos alimentos, na percepção da dor, no sistema nervoso central e actua como anti-depressivo e estimula a digestão.

Óxido nítrico
O noni estimula a produção do óxido nítrico, um gás que no nosso corpo cumpre inúmeras funções: dilata os vasos sanguíneos, contribuindo para normalizar a pressão arterial e a melhorar a circulação e a oxigenação, prevenindo a impotência e melhorando a memória; combate os radicais livres; evita a coagulação prematura do sangue, causadoras dos infartes cardíacos e cerebrais; estimula o sistema imunológico contra as bactérias, os vírus, as células cancerígenas; mantém os níveis de insulina no sangue, prevenindo os diabetes. Também estimula a glândula do crescimento.

Damnacantal, anticancerígeno
É uma substância que inibe a acção de um grupo de células (K-rente-NRK) responsáveis pelo cancro. Impede o crescimento dos tecidos malignos e acelera o processo de formação de novos leucócitos, ou glóbulos brancos.

O damnacantal é uma antraquinona que, como indicado no ponto seguinte, tem outras funções. Os outros compostos de antraquinonas que estão presentes no sumo de noni são a rubiadina, o nor-damnacantal, a morindona e a lucidita 3-0-primeverodisa. Estes compostos também possuem uma actividade anti-tumoral de destaque, mesmo que o mais estudado tenha sido o damnacantal.

Antraquinonas, agentes antibacterianos
Os outros compostos de antraquinonas que o noni contém, destacando-se a alizarina, são agentes antibacterianos. Comprovou-se que combatem certas bactérias infecciosas: Pseudomonas aeruginosa (infecções cutâneas), Proteus morgnii, Staphylococus aureus (produtor de infecções no coração), Bacillis subtilis e Escherichia coli (infecções digestivas). Provas adicionais demonstraram que esta atividade antibacteriana controla os patógenos: Salmonela e Shigela (responsável da disenteria). Os elementos antibacterionos se relacionam com infecções na pele, resfriados, febres e outros problemas de saúde causados por bactérias. Além disso são substâncias que ajudam na digestão.

Terpenos
São substâncias que aparecem na maioria das resinas e óleos essenciais das plantas.

O eugenol, com actividade germicida elevada, relaxa a musculatura lisa, interferindo na contracção muscular. Este processo exerce um efeito calmante e relaxante. Também exerce uma actividade anti-tumoral, mesmo que ainda não muito estudada.

O betacaroteno é o percurssor da vitamina E e tem ainda mais actividade antioxidante que a própria vitamina. Os estudos com homens, demonstraram que grandes ingestões de betacaroteno estão associados à redução das taxas de cancro no pulmão, de pele, de cerviz, do trato respiratório e intestinal.

O limoneno tem algum papel na doença de alzheimer. Os resultados demonstram que é eficaz na melhora dos sintomas da doença. O limoneno também possui um certo antagonismo à formação tumural e à actividade bacteriana.

O ácido ursólico é eficaz na eliminação de infecções mitóticas e nos sintomas inflamatórios, quando aplicado topicamente. Também se demonstrou útil na leucemia, nas aids e como anti-histamínico.

Esteróis
Os três fitosteróis mais importantes são o sitoesterol, o estigmasterol e o campestol e os três encontram-se no sumo de noni, fortificando ainda mais as suas capacidades nutricionais. A ingestão de esteróis de origem vegetal, reduz a absorção intestinal do colesterol assim como do colesterol total em plaquetas e os níveis de LDL.

Outros compostos bioquímicos importantes
O ácido ascórbico que o noni contém é uma fonte de vitamina C.
Os ácidos linoléicos (este é essencial), capróico e caprílico são ácidos gordurosos que regulam a absorção intestinal As glucopiranosas regulam os níveis de açúcar
A acubina e o asperulósido (dois glicósidos) são antibióticos poderosos naturais
A morindona e a morindina foram utilizadas como corantes naturais e possuem propriedades antibacterianas
Os bioflavonoides são antioxidantes. Impedem a formação de radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento prematuro e degeneração das célula.

Pergunta: Como explico o ritual judaico da circuncisão aos pais judeus?

Circuncisão
por Rabino Tzvi Freeman

Resposta:

Uma forma é olhá-la sob uma perspectiva espiritual. Há muito sobre este assunto escrito na Cabalá e na Chassidut. É difícil ler no original, mas basicamente, o que todos estão dizendo é que o corpo deve estar sintonizado para receber a energia de D'us, e ligar-se com ela tornando-se uma só entidade: corpo/alma.

O efeito de toda mitsvá (preceito da Torá) é pegar uma porção do mundo físico e torná-la espiritual. Isso poderia ser a comida que comemos, o dinheiro que damos para tsedacá (caridade), a cama que fornecemos aos viajantes exaustos - mas tudo começa com nosso próprio corpo.

Nem tudo que está a nosso alcance pode ser elevado ao espiritual. Uma vaca que foi abatida segundo as leis da shechitá pode ser elevada ao se ingerir sua carne numa refeição de Shabat, e usando sua pele para fazer um Rolo da Torá. Um porco, não importa de que forma seja abatido, não pode tornar-se algo espiritual ao ser ingerido. Quanto ao que nos concerne, este assunto está estagnado e somente poderemos encontrar uma resposta em outra era, quando sua impureza será removida (há uma opinião dos Sábios de que os porcos se tornarão casher na Era Vindoura). Na forma atual, a carne de porco não é adequada para receber aquela energia Divina. Eis por que é chamado "assur", traduzido como "proibido", mas literalmente significa "atado". Está ligado e atado aqui embaixo, e não pode ser elevado ao alto.

Quando se trata de nosso próprio corpo, ele também precisa uma "hachshará" - uma preparação para torná-lo adequado a receber a Divindade. Dessa maneira, o corpo físico pode, por si mesmo, tornar-se um artigo de D'us, assim como um Rolo da Torá. Devemos comer alimentos casher. E devemos ter um Berit Milá (circuncisão). Até então, a alma pode ser pura e integral, mas o corpo permanece desafinado e estranho para poder tornar-se um recipiente à conexão com a Divindade. Sua porta está fechada, e a Divindade apenas pode pairar ao seu redor, incapaz de entrar.

E quanto às mulheres? Como seu corpo se torna apropriado? Diversos rabinos respondem que, segundo a tradição, Adam (Adão) foi criado tanto homem quanto mulher, e então separado. Portanto, cada homem e mulher é apenas metade de um corpo. Isso significa que toda mulher judia tem um Berit Milá - pelo menos potencialmente - na carne da outra metade de seu corpo, onde quer que ele esteja.
ImprimirEnvie esta página a um amigoCompartilhe isto
ComentárioComentário

O conteúdo desta página possui copyright do autor, editor e/ou Chabad.org, e é produzido por Chabad.org. Se você gostou deste artigo, autorizamos sua divulgação, desde que você concorde com nossa política de copyright.

Saudade É quase inexplicável,


Ela aparece de repente;
Ao som de uma musica,
Ao soprar de uma brisa,
No cheiro de um perfume,
Ela machuca.
A sua dor é ausência;
Embora se tenha em mente
A mais nítida aparência,
Ela chega de repente...
Na alegria ou na tristeza.
Mexe com a gente.
Muitas vezes tentamos
Disfarçar; fingimos que não faz falta...

Aquela Pessoa que não devia faltar.
Outras vezes por egoísmo ou simplesmente por orgulho,
Não queremos aceitar que alguém do passado,
Venha interferir na maneira de agir e pensar.
Ela muitas vezes magoa, E até faz chorar.
Dificilmente vem boa, E nos faz sorrir.
Ela não tem tempo, hora ou idade.
Ela é sentimento...
Chega a qualquer momento.
Ela se chama...
“Saudade”
Autor: Waldemar canhete

domingo, 8 de janeiro de 2012

Ahavat Yisrael Qual o significado?



Pergunta:
O que é Ahavat Yisrael?
Resposta:
Ahavat Yisrael significa "amor a Israel" – mas quem é Israel?
Não estamos nos referindo ao país. Israel sou eu. Israel somos todos nós. Todos os judeus vivos atualmente compreendem essa coisa maciça chamada "Israel". E é por isso que o país tem esse nome – porque é o local que é o lar para "Israel": todos os judeus.
O amor ao próximo é baseado na Torá, onde está escrito:" Ama o teu próximo como a ti mesmo." Ahavat Yisrael é uma abordagem espiritual à vida que produz resultados físicos – amizade, bondade e união entre o povo judeu. Esta atitude espiritual declara que somos todos pequenas partes da mesma entidade.
Como posso expressar Ahavat Yisrael?
Amor é conexão
Quando você ama alguém ou alguma coisa, sente-se conectado a ele ou àquilo. Portanto, expresse esta conexão com outros. Evite discutir. Peça desculpas. Faça favores. Não fale negativamente sobre outros, mas sim procure sempre falar de modo positivo. Deseje a outros todas as coisas boas que deseja para si mesmo, e tudo que não deseja para si, espere que não aconteça com eles, também.
Não faça!
Se você não quer que algo seja feito a você, não o faça a outros. Ahavat Yisrael basicamente significa que estamos empenhados em ser bons e perdoar uns aos outros o tempo todo, da mesma maneira que somos bons e perdoamos a nós mesmos.
Amor não só a quem se ama
É fácil demonstrar amor a quem você ama – mãe, pai, cônjuge, irmão. Agora pegue este amor e aplique-o ao próximo de quem discorda, ou que realmente não tolera. É aí que começa o verdadeiro Ahavat Yisrael. Não é uma tarefa fácil, mas é o verdadeiro Ahavat Yisrael. Odiar o próximo judeu em seu coração é ilegal segundo a Torá – é a mitsvá negativa nº 302. Odiá-lo abertamente, embora tecnicamente não seja uma violação da 302, porque pelo menos agora ele sabe disso, também é ilegal pela Torá: a Torá proíbe guardar uma queixa ou procurar vingança. Ahavat Yisrael pode parecer extenuante, mas é infinitamente compensador: é a maneira como devemos nos conduzir uns com os outros. E torná-lo parte de nós mesmos.
ImprimirEnvie esta página a um amigoCompartilhe isto
ComentárioComentário

O conteúdo desta página possui copyright do autor, editor e/ou Chabad.org, e é produzido por Chabad.org. Se você gostou deste artigo, autorizamos sua divulgação, desde que você concorde com nossa política de copyright.

Seis Tipos de Perfeição No livro de Bereshit

Por Yanki Tauber

"Tenho o cara perfeito para você!" É atrás da perfeição que estamos, ao procurar um parceiro para o casamento, um médico ou uma babá. Aqueles que já viveram tempo suficiente poderão dizer que o único lugar para se procurar a perfeição é na busca para aperfeiçoar a si mesmo. Mas o que é "perfeição"? Possui algum objetivo além de "aquilo que eu quero" (ou penso que quero)?
Nesta semana concluímos – no ciclo anual de leitura da Torá – o Livro de Bereshit, também chamado por Nossos Sábios de "o livro dos justos".

Bereshit é a história de uma série de indivíduos perfeitos: Adam (feito à imagem de D’us"); Nôach (a quem a Torá chama de "um homem justo"), Avraham (descrito como "o amado de D’us").
Yitschac ("a perfeita oferenda"), Yaacov (o supremo "indivíduo íntegro") e Yossef ("o justo").

Que tipo de perfeição estas personalidades exemplificam?

Adam foi o modelo original, a "obra de D’us" Você não pode conseguir nada mais perfeito que isso. Tão perfeito era ele, que não pôde suportar, e saiu procurando pela imperfeição – algo a consertar, algo a atingir, algo por fazer. Mesmo assim, é bom que nós, como raça, tenhamos começado perfeitos, pois somente assim podemos entender de onde vem nossa ânsia pela perfeição, e que podemos, de fato, atingi-la.

Nôach era a própria perfeição. Toda sua geração era corrupta, mas ele "caminhava com D’us". Ele chegou a tentar melhorar a maneira de agir das pessoas – não porque se importava com o que lhes aconteceria, mas porque D’us tinha dito que era a coisa certa a fazer. Ele recebeu instruções exatas para a construção da arca, o que colocar dentro dela, quando partir, e quando abandoná-la.
O que ele obedeceu. Sua perfeição era do tipo egoísta, cujo único objetivo era ser perfeito.

A perfeição de Avraham era a perfeição do amor. Para Avraham, fazer uma refeição significava partilhá-la com todo viajante faminto; descobrir uma verdade era ensiná-la ao mundo. Embora externamente fosse comunicativa e abrangente, a perfeição de Avraham tinha o "eu" como centro, o mundo todo como sua esfera.

Yitschac encontrou a perfeição no altruísmo. Como toda atividade humana ou experiência é imperfeita, a perfeição está no esforço para se reunir com o Divino que é a fonte do ser. Quando alguém é nada, é um com o supremo Tudo.

Yaacov chegou à perfeição por intermédio da harmonia. Através do equilíbrio do amor e da reverência, pela fusão da auto-confiança e da discrição. Ele conhecia o segredo da síntese; que amar indiscriminadamente é adotar também o mal, mas recuar do compromisso é abandonar muito daquilo que é bom; que fazer valer seus direitos é dar as costas a D’us, mas que erradicar o ser é contrariar o Divino propósito. A vida de Yaacov foi uma corda bamba esticada de Hebron e Charan até o Egito, pertencendo a nada porém sem ser estranho a nada, integrando o melhor de cada um à integridade de sua vida.

A perfeição de Yossef foi a perfeição do desafio de fato; pode algo ser perfeito a menos que tenha sido testado, esticado até seu limite e além dele? A integridade de Yossef não era a integridade de um pastor meditativo num prado tranqüilo, ou um erudito recluso nas "tendas de estudo". Foi uma integridade extraída das prisões e palácios do Egito, para colidir com comércio e política, de ver-se às voltas com riqueza e depravação – e perseverar sair vencedor.

Seis pessoas, seis protótipos. Seis maneiras de ser perfeito.
ImprimirEnvie esta página a um amigoCompartilhe isto
ComentárioComentário

O conteúdo desta página possui copyright do autor, editor e/ou Chabad.org, e é produzido por Chabad.org. Se você gostou deste artigo, autorizamos sua divulgação, desde que você concorde com nossa política de copyright.

Envie um comentário
Assunto:
Comentário:
1000 Caracteres restantes
Nome*:
Publique meu nome como anônimo.
E-mail*:
Cidade*: Estado/País:
* indica um campo obrigatório
Instruções de envio
Favor enviar-me a revista semanal de Chabad.org e novidades do site.
Chabad.org não divulga seu e-mail a terceiros.


Gostou daquilo que leu?
Clique aqui para meios de ajudar a expandir nosso conteúdo judaico e ferramentas úteis.
Colabore
Chabad.org – Entregou

Inscreva-se em nossa lista semanal:
Cadastre-se

Artigos
A Batalha Silenciosa

Seis Tipos de Perfeição

Vivendo com o Rebe




Gerenciado por Chabad.org © 2001-2011 Chabad-Lubavitch Media Center. Todos os direitos reservados.
Homenagem à eterna memória de Rabi Yosef Y. Kazen, pioneiro da Torá e Judaísmo na Internet

Yerushaláyim - Se Eu Esquecer de Ti Jerusalém…


Devemos começar a entender a importância da memória. Memória não é apenas história ou arquivo morto. Por definição, a memória passada cria o presente. Repressão da memória cria o desequílibro mental. A saúde depende da recuperação da memória. Ditadores consolidam seu poder distorcendo a memória. Stalin apagou Trotsky e Bukharin de fotografias. Revisionistas negam que o Holocausto tenha acontecido. Que diferença faz? O homem é memória. Ninguém pode apagar o que foi visto (testemunhado) e documentado.

Pessoas que perdem a memória não perdem apenas suas referências; perdem também suas identidades. Ficam perdidas no tempo, pois sem memória, o presente não tem contexto e nem significado.

Yerushaláyim é para nós judeus como a luz, a água e o ar. O centro para o qual nos voltamos três vezes ao dia, dirigindo nossas preces a D’us; voltamos nossa mente e coração em direção a Yerushaláyim; onde quer que estejamos, judeus na Europa, Ásia, Africa, não importa, todos estarão voltados para a direção em que nasce o sol, onde se encontrava erguido o Bet Hamicdash, o Templo Sagrado.

Quando os judeus foram exilados de Jerusalém pela primeira vez, o profeta Yirmiyáhu escreveu: "Se eu esquecer de ti Yerushaláyim, que minha mão direita perca sua destreza. E que minha língua fique grudada a meu palato. Se eu não me lembrar de ti. Se não elevar Yerushaláyim acima de minha maior alegria".


Yerushaláyim fez, faz e eternamente fará parte da vida do Povo Judeu.

É lembrada nos momentos mais felizes. Em todos os casamento judaicos, a cena mais emocionante sob a chupá é aquela que dá desfecho à cerimônia em que um copo é quebrado pelo noivo em lembrança à destruição do Templo Sagrado de Jerusalém.

Em outros lugares D'us é teoria, mas em Jerusalém Ele pode ser sentido como uma presença tangível, em incontáveis fatos históricos relatados na Torá, que marcaram cada pedra, cada estrada que conduzia a ela. O exato local onde seria construído o Templo Sagrado foi testemunha da cena em que Yaacov teve o sonho de anjos subindo e descendo de uma escada; foi também palco do sacrifício de Yitschac levado por seu pai Avraham, o qual declarou sobre o lugar: "Este é o local onde D'us é visto.". Jerusalém foi cenário de batalhas e glórias, de liberdade e exílio, onde sempre alimentou nossa memória e esperança. Foi de construção, destruição e se D’us quiser, será de reconstrução definitiva.

Antigamente o Monte do Templo era o ponto mais alto da cidade de Yerushaláyim, mas no ano 135, escravos romanos levaram a sujeira para fora da montanha, transformaram-a no vale que vemos hoje em dia na Cidade Velha. Os romanos expeliram os Judeus de Yerushaláyim e os impediram de retornar, causando a dor da morte. A vida judaica, proclamaram, terminava agora.

Os Cruzados reescreveram a importância de Yerushaláyim, não mais como o centro unificador do povo judeu, mas o local de outras paixões alheias ao judaísmo. Como os romanos eles expulsaram os judeus, e destruíram sinagogas. Os muçulmanos vieram depois, e como os outros, reescreveram a memória de Jerusalém, banindo judeus e cristãos. Construíram mesquitas sistematicamente, em todo local santo para os Judeus. Eles apagaram o passado. Cada uma destas culturas reescreveu nosso lugar, o lugar judaico na história. Nos reduziram, acreditavam eles, à caixa de pó da história -- certa vez um grande povo, mas agora, abandonado por D'us e ultrapassado pelo tempo.

No entanto, contrariando qualquer lógica ou estatística, continuamos aqui. Nossa memória jamais nos traiu. Todos os anos, ao final do sêder de Pêssach, data em que celebramos nosso Êxodo do Egito e liberdade rumo a Terra Santa, declaramos: "No próximo ano em Jerusalém", o desejo de chegar a uma época em que não precisaremos mais viver na galut, diáspora, o sonho de um mundo no qual amor e justiça, paz e união nos reconduzirão ao centro do universo, a moradia de D’us.

Yerushaláyim está viva e sempre presente. Quando construímos nossas casas, deixamos um pequeno quadrado sem acabamento, e quebramos um copo em casamentos, em memória a Yerushaláyim. Do mundo inteiro nos viramos e rezamos para Yerushaláyim, e porque a memória foi mantida viva, o povo judeu sobreviveu.

Quando Yerushaláyim foi liberada, tempo era confuso. O passado ficou presente. O que nós tínhamos almejado se tornou nosso. O que nós tínhamos sonhado ficou real, e os soldados choraram, pois um país mediterrâneo adolescente recuperava uma memória perdida durante 2000 anos, repentinamente. O passado estava imediatamente presente, inacreditavelmente transformando-nos no que sabíamos que sempre fomos.

Quem somos nós?

Nós não somos itinerantes menosprezados e empobrecidos, sobrevivendo às custas da benevolência inconstante de outras nações. Não somos uma nação de fazendeiros que recuperam pântanos, nem de guerreiros - entretanto quando nós precisamos, somos todas estas coisas. Somos uma nação de sacerdotes e profetas, que tem servido de exemplo, inspiração e luz a toda a humanidade.

O Talmud diz que o nome Yerushaláyim vem de D'us, composto de duas partes: "Yira", que significa 'ver' e 'shalem', 'paz'; portanto, "Visão da paz".

A cidade, capital espiritual do mundo, nos dá força para almejar e alcançar esta visão. A matemática de nossos atos no cumprimento de Torá e mitsvot, desde Avraham até nossos dias, envolvendo todos os judeus que trilham o caminho da teshuvá (retorno), tem nos conduzido verdadeira e irremediavelmente a Jerusalém e ao início de uma nova era… quase palpável!

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

No Senhor confio, como dizeis

Muitas são as afirmações ao teu respeito;

Alguns afirmam que estás nos céus,
E te fazem distante demais para chegarem a ti.
Outros afirmam que estás nas flores bonitas
Que criaste e renovas a cada dia, na suavidade
Do vento que sopra manso, no mar, nas estrelas.
Esquecem-se que tudo isso nasceu de ti;
Demonstram o teu grande amor e poder,
Mas não podem resumir-te a uma delas.
Sei que existem aqueles que te amam, mas
Se esquecem de ti obedece.
Preferem fazer-te segundo Ato no palco de suas vidas, e procuram-te
Apenas nos momentos de profunda angustias e tristezas
E decepções fazendo-te âncora em meio à tempestade.
Mas é maravilhoso, querido Pai, descobrir
Toda a onipotência que se encerra em ti, no
Milagre da transformação que fazes em mim
A cada instante em que quebras o barro e moldas
Conforme o teu querer, renovando-me por teu amor.

Entender que estás nos céus, mas vives aqui dentro de mim.
Saber que estás acima de mim, estás também em mim.
E és participantes dos meus mais insignificantes momentos,
E em toda a tua majestade se faz presente aqui,
Perceber que toda a perfeição da criação é resultado
Apenas do toque angelical de tuas mãos, mostra
Incontestáveis da grandiosidade que se resume em ti.
Pois és presente e real.
Quando te damos a chance de
Participar de nossas vidas.

CONVERSANDO COM O DEUS ETERNO

PEDI FORÇA E VIGOR:
Deus me mandou dificuldades para me fazer forte.

PEDI SABEDORIA;
Deus me mandou problemas para resolver.
PEDI PROSPERIDADE:
Deus me deu energia e cérebro para trabalhar.
PEDI CORAGEM:
Deus me mandou situações para superar.
PEDI AMOR:
Deus me mandou pessoas com problemas para ajudar.
PEDI SAUDE:
Deus me deu enfermidades, para depender dele,
E mostra que na hora que ele quer, cura
PEDI FAVORES:
Deus me deu oportunidades,
Não recebi nada do que queria,
Recebi tudo que precisa,
Minhas preces foram atendidas!