SHEMA ISRAEL

Sinagoga Morumbi

Yeshiva Boys Choir -- Kol Hamispalel

domingo, 15 de janeiro de 2012

Qual era o nome de Moisés? O nome que recebeu ao nascer de sua mãe judia?


O nome do maior dos profetas do povo judeu, já gerou diversos debates, a começar pela própria Torá.
O Faraó ordenara lançar todos os meninos recém-nascidos ao rio, segundo o midrash para evitar o nascimento daquele que poderia ser o libertar, do Povo de Israel, e lidertar da escravidão no Egito.

qual o sinal que Moisés tinha no seu corpo ?

Apesar do decreto real, o menino nasceu no Egito.
De acordo com o Talmud "era bom" porque Moisés nasceu circuncidado, indicando um elevado grau de perfeição.
Pai e mãe hebreus da tribo de Levi, e foi escondido por três meses, das garras dos guardas egípcios de Faraó.
Para salvá-lo, a mãe o colocou num cesto, e colocou nas águas do rio Nilo, foi resgatado pela princesa do Egito, desconhecendo o nome do menino.

Segundo a parashá desta semana, a princesa o enviou para a mãe amamentar, seguindo o conselho de sua irmã Miriam - uma futura profetisa, enbora tenha permanecido com sua verdadeira mãe apenas nos seus primeiros anos de vida, conseguiu incutir nele o amor e a lealdade a seu povo. Assim, a convivência no palácio real não o converteu num principe egipcio, e sim soube permanecer um judeu.

Moisés era gago?

Pesado de lingua, Deus insistia que fosse ele o guia de Israel, por seu valor moral, extrema bondade, modéstia e piedade. O Midrast nos conta como lhe aconteceu esse defeito.
Quando Moisés tinha três anos de idade, sentou-se no colo de Faraó, tirou-lhe a coroa e colocou-a sobre a sua cabeça.
o Faraó tinha então três grandes conselheiros: Job, Bilam e Jetró. tomando conhecimento deste gesto do menino, Bilam aconselhou ao rei que matasse, porém Jetró disse que isso não prenunciava um mau angúrio e não passava de uma travessura infantil.
Trouxeram então um prato contendo uma moeda de ouro e outro com carvão em brasa, isso para verificar se o menino fazia os gestos com raciocinio. O pequeno Moisés quis colocar a mão no ouro, mas o anjo Gabriel empurou-lhe a mão e o menino pegou a brasa e a pôs na boca. Por isso que Moisés ficou "pesado de boca e pesado de lingua".

“Moisés o pai do Monoteísmo” Moisés é um nome egípcio.

" Ki Tov" o nome dado por sua mãe ao nascer.
Desde seu nascimento, sua mãe viu que Moisés era bom,"Ki Tov", (estas duas palavras foram empregadas na criação da luz - (Gn 1:3) para iluminar a humanidade, simbolizando a aurora de uma nova era.


recebemos a Torá das mãos de Moisés.
Mas o povo judeu também é grato pelo amor recebido

Fonte: A Torah a Lei de Moisés

Nenhum comentário:

Postar um comentário