SHEMA ISRAEL

Sinagoga Morumbi

Yeshiva Boys Choir -- Kol Hamispalel

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

O ex-jogador Ronaldo e os atores Rodrigo Lombardi e Humberto Martins participaram

na Fazenda da Grama Country & Club, em Itupeva (SP), da quinta edição do maior torneio beneficente de golfe do país, promovido pelo Departamento de Voluntários da Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein - torneio que reuniu 100 golfistas federados. O evento arrecadou R$ 630 mil, que serão revertidos para o Programa Einstein na Comunidade de Paraisópolis e aos idosos do Residencial Israelita Albert Einstein. Comente, participe, dê a sua opinião!


Humberto Martins, Ronaldo e Rodrigo Lombardi

Fonte: Jornal Alef

ESPECIAL - Teste sobre Chanuká: responda certo ou errado:

1) Chanuká é comemorada parcialmente nos meses judaicos de Kislêv e parcialmente de Tevêt.
2) Ao todo 36 velas são acessas em Chanuká, excluindo o "Shamash".
3) Em Chanuká, o cântico de Halel inteiro é recitado, embora em Purim o Halel não seja pronunciado.
4) As luzes de Chanuká não devem ser usadas em benefício próprio, nem mesmo para a leitura da Torá.
5) Tanto homens como mulheres devem observar a mitzvá das luzes de Chanuká.
6) Na sinagoga, as luzes de Chanucá são acesas para a congregação inteira mas, ao voltar para casa, as luzes de Chanuká devem ser acesas em cada lar.
7) A razão pela qual as luzes de Chanuká são acesas na sinagoga é em benefício aos visitantes ou viajantes que estão longe de suas casas.
8) Na sinagoga, as luzes de Chanuká são acesas entre Minchá e Maariv.
9) Pelo menos um dia de Chanuká cai em um Shabat.
10) Na sexta-feira à noite, durante Chanuká, as luzes de Chanuká são acesas antes das velas de Shabat, não porque as luzes de Chanuká sejam mais importantes, mas porque depois que as velas de Shabat são acesas, o Shabat já iniciou.


Para conferir as respostas, acesse aqui.

Fonte: Beit Chabad
Fonte: Jornal Alef

Rede Globo vai exibir, em rede nacional, um vídeo sobre Chanuká

A Rede Globo vai exibir, em rede nacional, um vídeo sobre Chanuká protagonizado por Bel Kutner. Ela diz: "Todos têm o direito de praticar sua fé livremente. Esta é a lição de Chanuká, a ´Festa das Luzes´. Vamos iluminar o mundo juntos". Enquanto lê a mensagem, a atriz acende a “chanukiá”. No final, o slogan da emissora: "Liberdade de expressão - A gente se liga em você". Para assistir, acesse este link.

Comente, participe, dê a sua opinião!

Acompanhe as atualizações
do Jornal ALEF em tempo real

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Os benefícios do tomate para a saúde são bem conhecidos, mas ninguém nunca tinhapensado que o fruto pudesse servir para iluminar um quarto.


A ideia surgiu há quatro meses e o autor é o estudante de desenho industrial israelense Sigal Shapiro, que criou a original lâmpada-tomate, que, em poucas semanas, teve grande repercussão em sites de design ecológico. A lâmpada, que foi apresentada na feira de desenho que aconteceu em Milão, recolhe a energia dos tomates aos quais são introduzidos zinco e cobre, que geram uma reação química proporcionada pela acidez dos frutos. Seu autor faz parte de um projeto chamado “d-Vision’, com sede na cidade israelense de Herzeliya, ao norte de Tel Aviv, que promove bolsas de estudos e pós-graduações em desenho industrial. De acordo com Efe Ezri Tarazi, chefe do programa “d-Vision” para jovens talentos do desenho industrial em Israel, o projeto tenta mostrar que com a LED não é necessário grande quantidade de energia, mas apenas tomates. "Não se trata de alta tecnologia, nos baseamos nos testes que todo aluno do ensino médio realiza no laboratório de física do colégio e que consiste em transformar uma fruta em bateria”. Após a utilização do tomate como fonte de energia, ele não pode ser consumido, já que, segundo os criadores da lâmpada, o fruto perde suas propriedades ácidas. Os criadores destacam que, por enquanto, a peça desperta interesse apenas em colecionadores e em alguns museus, e que não pretendem impulsionar sua produção para uso doméstico. Comente, participe, dê a sua opinião!

Leia as mais recentes notícias sobre Israel e a comunidade
judaica na página do Jornal ALEF

George Israel e Toni Garrido vão animar Chanuká em Copacabana Apoio:


Entre as principais atrações da já tradicional comemoração de abertura de Chanuká na Praia de Copacabana/Avenida Atlântica haverá o acendimento da primeira vela da “chanukiá”, montada ao ar livre, e um show dos artistas George Israel (Kid Abelha) e Toni Garrido (Cidade Negra). "Vamos interpretar alguns dos maiores sucessos das nossas carreiras e arriscar músicas tradicionais judaicas. Já estamos treinando para não fazer feio!", explica George Israel. "Estamos planejando uns 40 minutos de show, mas se o povo estiver animado não temos hora para acabar", promete.
A festa de Chanuká em Copacabana faz parte do calendário oficial da cidade do Rio de Janeiro. O prefeito Eduardo Paes já confirmou presença. "Será uma festa muito bonita e estão todos convidados", destaca o rabino Yehoshua Goldman, do Beit Lubavitch, entidade organizadora do evento - que conta com a parceria da FIERJ e o apoio do Jornal ALEF – que acontecerá no dia 20 de dezembro, às 19:30h, entre as ruas Figueiredo Magalhães e Santa Clara.

Comente, participe, dê a sua opinião!

Acompanhe as atualizações
do Jornal ALEF em tempo real

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Seminário em Israel terá como tema o Brasil


Com apoio da Confederação Israelita do Brasil/Conib e da Embaixada do Brasil em Israel, a Universidade Hebraica de Jerusalém promoverá, de 11 a 13 de dezembro, o seminário internacional “A Emergência do Brasil como ator global: explicações históricas, conquistas recentes e futuros desafios”. O evento, que visa mostrar aos israelenses a crescente relevância do Brasil no cenário internacional, será a primeira conferência de tal magnitude sobre o país realizada no Estado Judeu.
Participarão o jornalista Eugênio Bucci, o demógrafo Sergio DellaPergola, os professores Antonio Carlos Lessa, Renato Lessa, TulloVigevani e Luis Edmundo Souza Moraes; o jornalista Ricardo Lessa (Globo News); Henry Chmelnitsky, vice-presidente da Conib; Jaime Spitzcovsky, diretor de Relações Institucionais da Conib; Jayme Blay, presidente da Sociedade dos Amigos da Universidade Hebraica de Jerusalém; além de outros acadêmicos brasileiros e israelenses em diversas áreas. Entre os temas em debate: “O Brasil no Oriente Médio” e “A comunidade judaica brasileira”. A organização é de James Green, professor de História do Brasil na Brown University (EUA); de Michel Gherman, coordenador do Núcleo Interdisciplinar de Estudos Judaicos (UFRJ); e de Ruth Fine, chefe do Departamento de Estudos Românicos e América Latina da Universidade Hebraica de Jerusalém.

Acompanhe a programação completa, acesse aqui.

Comente, participe, dê a sua opinião!

Acompanhe as atualizações
do Jornal ALEF em tempo real

Indique amigos e familiares para receber a newsletter
do Jornal ALEF de forma totalmente gratuita!
Acesse este link e solicite o envio.

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Conheça os benefícios da água de coco para sua saúde Saude


se você é mais uma de milhares de pessoas que não vivem sem uma boa água de coco, saiba que você vai começar a gostar ainda mais dela, pois além de super saborosa ela traz diversos benefícios a sua saúde, conheça alguns:
Apesar de todos seus nutrientes é uma bebida pouco calórica. Um copo de água de coco equivale às calorias de meia maçã ou de uma laranja, tornando-se ideal para ser consumida entre as refeições, especialmente para quem está de dieta, pois sacia de forma saudável e pouco calórica. Além de tudo ajuda no funcionamemto do intestino, já que é rica em potássio. É eficaz também como soro fisiológico, por possuir composição parecida ao plasma sanguíneo, sendo usado em casos de diarréia para evitar a desidratação. É indicado também para pacientes que fazem tratamentos contra o câncer, como a quimioterapia. Pois, pessoas nessas condições costumam ficar com o organismo sensível, não tolerando outros tipos de bebidas, o que não acontece com a água de coco.
Pois, essas são alguns dos inúmeros benefícios do consumo da água de coco, aproveite e compre um agora mesmo bem geladinho e melhore ainda mais a sua saúde.

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Judeus e muçulmanos promovem ações sociais conjuntas em 26 países

Milhares de judeus e muçulmanos em 26 países da América do Norte, Europa, Oriente Médio e África participaram do “IV Fim de Semana de Congraçamento”, promovido pela Fundação para o Entendimento Étnico (Foundation for Ethnic Understanding-FFEU) em conjunto com o World Jewish Congress (WJC) e a Sociedade Islâmica da América do Norte. Através deste projeto, criado em 2008, centenas de sinagogas, mesquitas e centros culturais promovem ações sociais conjuntas. “Almejamos construir um movimento global de muçulmanos e judeus comprometidos com comunicação, reconciliação, cooperação e entendimento. Essa histórica efusividade entre eles ao redor do mundo demonstra que não só compartilhamos da mesma fé, mas também de um mesmo destino”, explica o rabino Marc Schneier, fundador e presidente da FFEU e vice-presidente do WJC. Em fevereiro de 2012, ocorrerá na Europa o segundo encontro do Comitê de Coordenação da União entre Líderes Europeus Judeus e Muçulmanos. Em março, a FFEU receberá, em Washington, a primeira Missão Latino-Americana de Líderes Muçulmanos e Judeus (Fonte: Conib).

Fotos: Debra Rubin/NJJN

Mulheres muçulmanas e judias conversam
sobre a feminilidade no judaísmo e no islamismo

Estudantes muçulmanos e judeus norte-americanos da
Universidade Rutgers (New Jersey/EUA) se uniram a membros
da comunidade da mesquita Muslim Foundation para preparar
500 refeições para pessoas sem teto e com fome. O evento,
intitulado de “Povos de Abraão Unidos Contra a Fome”, foi uma
das 125 ações conjuntas realizadas em 26 países, no “IV Fim
de Semana de Congraçamento”. Na foto, Brian Thompson,
Alina Razak e Zafar Jamil preparam refeição para pessoas carentes

Comente, participe, dê a sua opinião!

Acompanhe as atualizações
do Jornal ALEF em tempo real

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

A banana é um remédio natural, olhe algumas coisas que ela pode fazer para melhorar sua saúde ou até mesmo situações do dia a dia.

QUEREMOS BANANAS!!!

Para quem não sabia, assim como eu, uma banana por dia pode fazer muita diferença no seu dia.
Depressão: a banana contém triptofano, que ajuda a combater a depressão. O triptofano é uma proteína que nosso organismo converte em seretonina, que faz você relaxar, melhora o humor e geralmente te faz sentir mais feliz.

TPM: contém vitamina B6 que ajuda a regular o nível de glicose no sangue, afetando seu humor (pra melhor).


Anemia: Por ser rica em ferro, a banana estimula a produção de hemoglobina no sangue ajudando a prevenir anemia.

Pressão Sanguinea: Perfeita combinação para a pressão, rica em potássio e baixa em sódio. Coma banana para diminuir a pressão e ficar longe de problemas cardíacos.

Cérebro: Ajuda até a melhorar a inteligência. Coma sempre que possível uma banana.

Constipação: como a banana contém bastante fibra, ela ajuda a melhorar o funcionamento do intestino. Laxantes não serão mais necessários.

Ressaca: quem diria hein! Quer melhorar a ressaca? Tome um milkshake de banana e adeus mau estar. A banana acalma o estômago e com a ajuda do mel (acrescente mel no seu milkshake) eleva o nível de açucar no sangue, enquanto o leite reidrata o organismo.

Enjoos Matinais: Coma uma banana entre as refeições e os enjoos irão desaparecer.

Mordida de Mosquito: Macacos me mordam!! Antes de recorrer a pomadas tente colocar sobre o local da picada a parte de dentro da casca da banana. Irá reduzir o inchaço e a irritação.


Nervos: Rica em vitamina B, ajuda a melhorar o sistema nervoso.

Sobrepeso: Estudos comprovam que pressão no trabalho ajuda a aumentar a vontade de atacar chocolates ou outros tipos de comida que trazem a sensação de bem-estar e prazer. Para reduzir esses ataques é importante controlar o nível de açúcar no sangue comendo alimentos ricos em carboidratos a cada 2 horas (é ai que entra a banana).
Úlceras: por causa da sua textura e maciez, a banana é muito usada para combater desordens intestinais. É a única fruta que pode ser comida do jeito que é em casos crônicos. Ajuda também a melhorar a acidez estomacal.

Temperatura: muitas culturas vêem a banana como uma fruta refrescante, que consegue abaixar tanto a temperatura física como a emocional das grávidas. Na Tailândia, por exemplo, as gestantes comem banana para garantir que seus bebês tenham uma temperatura baixa.

Parar de Fumar: As vitaminas B6 e B12, o potássio e o magnésio que se encontram na banana ajudam o corpo a se recuperar da falta de nicotina quando está tentando parar de fumar.

Como podemos ver a banana é uma ótima opção para acrescentar no cardápio, a fruta comparada com uma maçã fornece 4 vezes mais proteína, 2 vezes mais carboidratos, 3 vezes mais fosforo, 5 vezes mais vitamina A e ferro e 2 vezes mais outras vitaminas e minerais.

Cardápio Kasher no McDonald´s

Domingo (dia 04 de dezembro): cardápio especial Kasher no McDonald´s da Av Ermano Marchetti, 457, em São Paulo, das 10h às 21h. Organização: Congregação Monte Sinai e McDonald´s. Kasher by rabino Shamai Ende Shlita.

Comente, participe, dê a sua opinião!

Acompanhe as atualizações
do Jornal ALEF em tempo real

Midrash Centro Cultural promove leitura teatral

Milton Gonçalves, Bel Kutner e Totoni Fragoso realizaram a leitura teatral de “Quem é?”, no Midrash Centro Cultural. Com texto de Denise Crispun e Beto Brown, a peça retrata o cotidiano de um casal que recebe uma visita inesperada e os faz questionar sobre suas crenças mais profundas. A história foi tão envolvente que, no final, plateia e atores se engajaram em um bate-papo sobre relacionamentos e experiências à respeito do assunto.


Fonte; Jornal Alef