SHEMA ISRAEL

Sinagoga Morumbi

Yeshiva Boys Choir -- Kol Hamispalel

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Davi o Avarento virtuoso

Em uma pequena cidade, morava um senhor muito rico seu nome era Davi vivia sozinho em uma grande casa.
Apesar de ser muito rico doque poderia gastar, era conhecido como avarento e mesquinho.



Sempre que um pobre batia na porta de sua casa, para pedir ajuda ou algo para comer, ele mandava embora com raiva.
Por mais comovente que fosse a história da pessoa, ou mais triste sua necessidade, nunca dava nada a ninguém.
Em um belo dia, Davi veio a falecer, nenhuma lagrima foi derramada.
Ele não tinha família, nem amigos, e ninguém ia sentir sua falta.
Na verdade, a simples presença dele na vizinhança incomodava muita gente, de modo que quando ele partiu, a cidade inteira suspirou aliviada.
Mais algo estranho e inesperado aconteceu.
Muitas famílias pobres e necessitadas da cidade apareceram na casa do rabino, e todas contavam a mesma história.

Que por muitos anos, uma vez por semana à noite alguém secretamente colocará um envelope com dinheiro por baixo da porta destas famílias.
Elas dependiam dessa ajuda, mas esta, derepente acabou as pessoas estavam sem saber quem era que vinha ajudando, e porque não ajudou mais? Estavam assustadas e confusas.
O rabino é claro fez de tudo que podia para ajudar, Enquanto ele ouvia as famílias uma após a outra, uma espantosa idéia lhe ocorreu.
Só uma coisa havia acontecido que poderia ter interrompido a caridade que ajudará tantas pessoas: a morte de Davi.
Será que o homem que se fazia passar por avarento tinha na verdade algo diferente? À noite o rabino se retirou para ora pedindo ao Eterno uma resposta, a oração foi tão fervorosa que o rabino teve uma visão do jardim do Éden, viu Davi em pessoa, cercado pelas as almas dos patriarcas, das matriarcas e dos grandes sábios da história.
O rabino perguntou por que Davi? Porque você escondeu a bondade que havia no seu coração? Por que você assumiu a identidade de um homem egoísta e de espírito mesquinho? Davi falou suavemente: fui certa vez o tipo de pessoa que você está descrevendo.
Quanto mais eu tinha, mais eu queria, parecia que eu tinha tudo, mais eu sentia que estava perdendo tudo.
Cada dia era como subir uma colina de areia.
Mesmo que eu corresse o mais rápido que podia, mas no meu coração eu tinha a impressão de estar sempre escorregando.
Eu sentia que sempre me faltava alguma coisa, eu não tinha interesse em compartilhar nada com ninguém. Naquele momento, enquanto olhava para o Davi no jardim sagrado, o rabino percebeu o que estava acontecendo.
Ali estava um homem que todos haviam chamado de avarento e que tinha escolhido perpetuar essa imagem a fim de obter sua recompensa em outra vida.
O coração do rabino bateu mais forte, sem duvida você é incrivelmente abençoado, exclamou ele, ser recebido por essas grandes almas deve ser realmente o paraíso.
Um leve sorriso passou pelo rosto de Davi.
De fato, disse ele, olhando nos olhos do rabino, é maravilhoso esta na presença dos escolhidos, mas não existe nada, nada mesmo, que se compare com alegria que eu sentia quando escondia todas as semanas aqueles envelopes.
Aqui é o paraíso, mas aquele era o verdadeiro significado da felicidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário