SHEMA ISRAEL

Sinagoga Morumbi

Yeshiva Boys Choir -- Kol Hamispalel

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Beterraba: Boa Circulação!A beterraba é um legume altamente versátil, pode ser cozida e servida como

Postado por Thiago em Alimentação |

acompanhamento, em salmoura, como salada ou condimento ou, até, usada como principal ingrediente do borche (sopa de beterraba). As folhas de beterraba, a parte mais nutritiva desse alimento, podem ser cozidas e servidas do mesmo modo que o espinafre ou a acelga. Famosa por seu sabor adocicado tem sido associada à saúde do sistema circular. O suco dessa raiz ajuda a controlar a pressão arterial por conter uma substância que dilata os vasos sanguíneos. É fonte de carotenóides, substâncias precursoras da vitamina A, que atuam no combate dos radicais livres ‘responsáveis entre outros males, e pelo endurecimento das artérias (associado à arteriosclerose e à ocorrência de infarto e derrame)’.
A Beterraba

Até hoje, alguns médicos naturalistas recomendam a beterraba para prevenir câncer e fortalecer a imunidade; também sugerem suco de beterraba crua para acelerar a convalescença, embora seja uma razoável fonte nutritiva, não existem provas científicas que confiram qualquer benefício medicinal especial.
Benefícios da beterraba
A beterraba contém uma substância que dilata os vasos sanguíneos, ajuda a controlar a pressão arterial. Já seus carotenóides combatem os radicais livres, que são os responsáveis por inflamações e pela formação de placas nos vasos sanguíneos. Por isso, é uma aliada na prevenção de infartos, derrames e da arteriosclerose. Raiz rica em açúcar, proteínas, carboidratos, fibras, e vitaminas A, do complexo B e C. Possui sais minerais, sódio, fósforo, potássio, cálcio, zinco, ferro e magnésio, além de antioxidantes, que potencializam a vitamina C. Destaca-se pela grande quantidade de ferro. A raiz pode ser consumida crua ou cozida e tem o sabor doce. Pobre em calorias, o seu valor calórico é de: 49 calorias em 100g de beterraba.
Benefícios da Beterraba
Além de todos os benefícios, a beterraba deixa a urina e as fezes avermelhadas, uma característica inócua, mas que acaba por alarmar as pessoas que confundem com sangue. E se propenso a desenvolver cálculos renais ou gota, evite as folhas de beterraba, pois são ricas em oxalatos. O oxalato pode formar pequenos cristais e contribuir para o desenvolvimento de cálculos renais.
Consumo da beterraba
A melhor época para consumir a beterraba, embora seu consumo no Brasil já esteja bastante difundido, o que torna disponível em todos os meses do ano, a beterraba está em seu melhor estado nutricional entre agosto e fevereiro.
Como escolher a beterraba
Ao comprar a raiz, olhe se está com coloração concentrada. Escolha as lisas e de folhas brilhantes, médias ou pequenas.
Sugestão de Salada com Beterraba
Beterraba X Anemia
Comer beterraba não ajuda a combater a anemia, pois o ferro presente neste alimento não é o mais eficaz para tratar a doença. Mais eficaz é o ferro presente nas carnes e nos vegetais de cor verde-escuro.
Beterraba X Diabética

O açúcar presente na beterraba não faz mal para os diabéticos, pois esse vegetal é rico em fibras, que retardam a absorção de seu açúcar no organismo. Elas ajudam a controlar a taxa de açúcar no sangue.
Folhas da beterraba
Suas folhas também podem ser ingeridas. Elas contêm fibras e também são fontes de carotenóide. Em seu estado natural, são um pouco amargas, porém, ficam bem em sopas, picadinho, tortas e refogados
Preparo da beterraba
As beterrabas mais saborosas são as menores, e ainda com folhas. A melhor maneira de cozinhar a raiz da beterraba é fervê-la com casca, para que a maioria dos nutrientes e a intensa coloração vermelha sejam retidas. Depois de deixá-las esfriar, a casca sai facilmente. A raiz pode ser fatiada, cortada ou amassada, dependendo da forma como será servida. A beterraba também pode ser enlatada e embebida em vinagre. Alguns nutrientes se perdem nesse processo, mas o sabor adocicado permanece.

Nenhum comentário:

Postar um comentário